Monday, April 15, 2002

Quando vamos aprender?

Educação, um dos meus assuntos preferidos e uma das únicas saídas realmente sustentáveis do nosso pedacinho de terra tropical. Mas por que eu dei uma pausa na briga com a minha vida pseudo-afetiva, para falar deste "papo cabeça" ?(Viva os anos 90)
Hoje (14/04/2002) saiu no Estado de São Paulo o diário que uma garota da periferia fez sobre o seu dia a dia na escola. Está tudo lá, a falta de preparo dos professores, a desesperança e a inexistência de perspectiva dos alunos, o descaso do governo e do diretor, e, o clima de medo misturado com a sensação de que tudo isso faz parte da rotina.
Em contrapartida lí recentemente na Exame (edição da primeira quinzena de abril) sobre o incrível negócio da educação. Ressaltando como as faculdades particulares têm crescido e como a educação será o grande mercado de expansão desta década.
Não duvido de nada disso, mas é inacreditável que além de ignorar por completo todos os problemas que já conhecemos os "jornalistas" que escreveram essa matéria deixaram eu se texto perólas como: "O investimento deve ser feito no ensino superior por que o governo esta cuidando do ensino de base".
Como pode uma publicção simplesmente ignorar todo o horror que se tornou o ensino público, e não estou falando da violência ou etc. Mas da incapacidade dos professores para ensinar, a falta de vontade e oportunidade dos alunos têm para aprender, o sistema que obriga as escolas a aprovarem todos, ou ficarem sem a verba mínima que recebem. E ainda por cima pintar um cenário maravilhoso onde todos teremos oportunidade de fazer um curso superior.
Deus! (usei apenas como forma de expressão, ele não tem nada com isso) Nossos alunos de 2º grau não sabem ler, boa parte da população dita alfabetizada (que estão nas estatísticas do IBGE e etc) só sabem escrever o nome.
Quando que vamos parar de bancar os cegos e vero problema que temos? Quando as pessoas que podem fazer mais do que eu (eu reclamo e protesto por enquanto, mesmo assim de forma limitada) irão se movimentar, quando que alguém além do nosso governo desorientado e imediatista (assim como o nosso povo) irá investir em educação de base, não buscando o lucro mas procurando tornar o nosso país melhor?
O problema não é da periferia, é nosso e precisamos de ajuda.. e isso me faz lembrar: "Moço me compra um livro"

Matéria do Estado.

Matéria da Exame (apenas assinantes folha e/ou UOL)

No comments: