Wednesday, December 30, 2009

Yesterday – Beatles


A década está acabando, então chegou a hora de uma retrospectiva... sinceramente não lembro de já ter feito isso... mas também se já fiz vou fazer novamente.
Eu ia colocar como título Wasted Years (anos perdidos) do Iron Maiden, mas estão eu pensei o título pareceria que eu estava chorando, reclamando. E eu não não estou!
Realmente se eu parar pra pensar vejo que não foi uma década feliz, muita coisa deu errado... mas não vou ficar reclamando.
Vamos falar da primeira grande virada dessa década. Eu era funcionário público, tinha uns 3 anos de Banco do Brasil, mas então larguei tudo para ser estagiário... isso com uma filha de 2 anos (acho, não vou ficar pesquisando documentos) nas costas. Bom eu não fui o único a fazer isso, uma outra colega também com um filho largou o banco. Mas acredito é que a principal diferença é que eu dependia financeiramente bem mais de mim mesmo... eu até já pagava pensão.
Mas no final essa loucura deu certo, monstrando que muitas vezes correr o risco vale a pena. Na verdade deu certo até de uma forma não esperada em 6 meses eu deixei de ser estagiário e fui efetivado.
Dentro dessa empresa a quantidade de contatos que eu tinha só crescia, esses contatos iam desde a parte mais baixa da pirâmide (se fosse uma construtora seriam os piões de obra) até a diretoria.
Eu posso dizer que sempre pensei diferente da maioria do povo desse país no quesito trabalho. Onde a maoria acha que merece muito, mas não quer fazer nada. Eu não tenho problemas para trabalhar, mas desejo e corro atrás das recompensas que posso ter.
Falando agora da minha parte academica, acabei a faculdade tarde... tarde até para mim que demorei um pouco para começar.
Pior eu tinha/tenho planos de estudar mais. Mas devido a acontecimentos não previstos meus planos mudaram.
Justamente esses “acontecimentos não previstos” que tomaram boa parte dessa década. Como muito já sabem eu muito comentei aqui me aconteceu um “acidente”, uma queda de cerca de 4 metros, que me gerou um coma induzido, alimentação via um aparelho, meses em uma cama, mais meses em uma cadeira de rodas e depois bengala.
Muitos, quase todos acreditaram que eu ia virar um vegetal, muitos acham que eu virei ou que eu perdi muito da minha capacidade de raciocínio logo me subestimam. Eu concordo que me recuperei depois do que eu pensei ter recuperado. Concordo que muitas vezes não pareço.
Mesmo assim sei que muitas oportunidades foram negadas. Muito por causa do medo.
De qualquer forma devo dizer que cresci, melhorei.
Mesmo sendo aquele que muitos achavam que iria virar um vegetal, que não tinha futuro, que tinha jogado a vida na privada e apertado a descarga, que tudo que pudesse acontecer na vida seria empurrado e não conquistado.
Mas as coisas mudam, nesses anoseu posso não ter me recuperado 100%, mas cheguei mais perto disso do que muitos imaginavam.
Nesse tempo consegui terminar minha faculdade, a qual eu tinha parado por causa do acidente. Consegui me estabilizar financeiramente e nisso comprei um carro (com ajuda do meu tio) e finalmente comprei um apartamento (esse sozinho).
Isso fez crescer em mim o pensamento que é melhor peder pela derrota que desistir, logo quando ser quer algo se deve correr atrás. Diferente de muitas pessoas que só esperam.
Finaliando foi um década realmente difícil, enfrentei/enfrento muitas dificuldades, mas também superei muitos desafios.
E aprendi definitamente a não desistir.