Tuesday, May 28, 2002

Propriedade Intelectual

Como provar que uma idéia é sua?
Este é um dos grandes desafios nas entranhas do "mondo corporativo", não falo aqui de patentes, invenções ou grandes descobertas, estas já são protegidas.
Falo de idéias, pequenas idéias que revolucionam o dia-a-dia do trabalho, que na realidade são o verdadeiro motor da sobrevivência empresarial, são centenas ou milhares, que melhoram e garantem os méritos e empregos de muitas pessoas.
São estas idéias, que passam despercebidas para a história e para muitos que não vivem a rotina dos escritórios, que não possuem nenhuma proteção, e por isso são roubadas diariamente. Não existe proteção para estas idéias, muito menos para seus criadores, logo a comunicação fica deteriorada, pois se suas idéias forem divulgadas antes do momento certo você pode ser roubado.
Porém, assim como as plantas, para crescer as idéias precisam de luz e firmar muito bem suas raízes para que possam absorver do ambiente todos seus nutrientes. Logo as idéias não crescem se escondidas e podem ser roubadas se forem expostas para crescer.
Fui roubado hoje, por incrível que pareça não acho que tenha sido maldade, mas anyway a idéia não é mais de minha autoria.
O ladrão foi meu chefe (normalmente são eles), mas acredito que não tenha sido maldade pois ele ainda quer me daros créditos do desenvolvimento da mesma. De qualquer modo é muito ruim você ouvir outra pessoa dizendo "eu tive a idéia" quando você sabe que é mais um fruto mirabolante de sua cachola.
As pequenas idéias precisam ser protegidas, ou não teremos mais pequenas revoluções em nossa rotina.
Eutanásia

Acabou aquilo que nem começou... chegando ao seu fim como em uma eutanásia. De modo sereno, sem sofrimento e até poderiamos dizer que foi voluntário. Porém acabaram-se as semelhanças, a vida continua.
Final... Feliz

Ontem minha vontade de expor algo que me incomodava era tanta, que quase esqueci de registrar algo muito mais importante que todo aquele devaneio filosófico.
Eu tive um ótimo final de semana, a razão deste momento ter se realizado de modo tão fantástico é uma pessoa muito especial.
É muito bom quando surge alguém assim, é algo como um novo objetivo.. uma nova razão para ser feliz e justificar longos sorrisos que surgem um pouco depois de acordamos de nossas lembranças.
&; )

Monday, May 27, 2002

Confusões

Tudo que fazemos em nossas vidas é escolher caminhos e tomar decisões, fazer ou não fazer, comprar ou não comprar, ela ou ela, ele ou ele... e fazemos isso a vida toda. Algumas das decisões que tomamos são fáceis, melhor suas consequências são menores, outras têm consequências maiores, mais duradouras e doloridas.
Em nenhum dos casos conseguimos avaliar com precisão qual é o melhor caminho, afinal risco e recompensa andam juntos e por isso nem sempre o mais certo e seguro mostrasse ser o melhor. Mesmo assim, demoraramos para decidir muitas coisas, esperamos na esperança de que o tempo possa nos mostrar o melhor caminho. Acreditando que poderemos colher nossas recompensas sem risco algum.
Algumas pessoas chamam este momento em que a encruzilhada surge na sua frente, com caminhos cujos horizontes estão igualmente nublados de confusão, e as vezes tentando dissipara neblina de todos eles acabam seguindo um caminho que a princípio não queriam.