Monday, January 18, 2010

Capitalism: A love story – Michael Moore

Sistema economico baseado na propriedade privada dos meios de produção.
Esta é a definição básica de captalismo, também podemos dizer que o lucro de cada operação deve ser maximizado, sendo que essa diferença sempre deve ser positiva.
Depois dessa minha breve introdução sobre o captalismo vou fazer um cometário sobre os trabalhos de Michael Moore. Ele é um cara que faz sucesso, seus documentário rendem bastante tanto em dinheiro como em comentários postivos. Vou ser sincero nunca ví um documentário dele inteiro... mas pelo que eu sei ele muito acusa problemas, mas não propõe soluções. E sinceramente só acusar problemas é muito fácil.
Mas não sobre minha bronca, vou falar sobre uma coisa mais profunda, e meio que em moda atualmente a crise financeira mundial que parece estar chegando ao fim assim como a repercursão em certo países. Mas que fique bem claro é muito mais minha opinião e não vou ficar dissertando sobre o assunto.
Primeiro muito se fala que esta é o xeque mate para o captalismo, que agora ele vai acabar, que o principal afetado foi os EUA, e outras grandes economias também foram...
Inclusive é sobre esse último aspecto sobre o qual eu vou falar... muito se fala de seus erros,” pricipalmente que a economia do Brasil foi pouco afetada.
Mas se pararmos para pensar um pouco veremos o porque a economia do Brasil pouco foi afetada. Ela pouco foi afetada basicamente por causa de regras.
Existem muito mais regras para bancos, consessões de empréstimo aqui no Brasil que no EUA, ou mesmo em outro países civílizados.
Mas por que???
Por que eles são mais incompentes financeiramente que o Brasil???
Pelo contrário eles estão pagando pela competência, lá os bancos não precisavam de muitas regras, podiam ser concedidos mais empréstimos, assim o desejo de maximizar seu lucro levou ao erro. E como o sistesma não possuia muitas regras e tinha um bom pedaço do seu patrimonio comprotetido.
Assim um erro levou a mais erros, os quais foram se multiplicando.
Agora dizer que isso não afetou o Brasil, pior que nós temos uma economia muito sólida é bobagem.
A verdade é que no Brasil existiam muitas regras e eram tomados muitos cuidados... logo o risco do capital devido a inadimplência é menor.
Mas a economia é muito dependente do governo, as pessoas não tem ambição e nem capacitação para melhorar, afinal tudo que se precisa é dada de graça pelo governo. Por isso oe que ganhou a última eleição pra presidente não foi o Lula, foi o bolsa família. Mas em vez de investir para melhorar através da edução se investe para existir pelo bolsa família.
Mas concluindo esse texto o problema não foi o captalismo, foram as pessoas junto com sua ambição, e o Brasil não foi afetado porque é forte, mas porque já estava acostumado.