Sunday, February 24, 2002

Arte???

Como as pessoas podem ser tão bitoladas? Por que elas não se esforçam em abrir sua cabeça?
Acabei de sair de uma discussão via icq, onde uma garota (que dizia estudar arte e entender muito do assunto, a ponto de ter opniões que nós meros mortais não poderiamos contestar) dizia que cinema de hollywood não é arte. Sei que muitos que estão lendo isso concordam com ela, sei que minha opnião sobre arte é controversa e que como não sou ninguém ela não vale muita coisa. Mas mesmo assim resolvi discutir.... bem como ela se comportava do jeito que escrevi acima, depois de muito escrever sem falar nada resolveu dizer que não sou uma pessoa agrável para discutir e que não queria mais falar comigo (ótimo na minha avalição egocentrica quem saiu perdendo foi ela). Acho e defendo que as pessoas tem que ter suas opniões, não acho que eu sei tudo ou que estou certo em todas as ocasiões, mas sei que tenho uma cabeça bem aberta para ideias (apesar de ainda não ser o ideal).
Porém ODEIO os pseudo-intelectuais, essas pessoas acham que arte é só o que se expõe em galerias, que passa no Espaço Unibanco e na TV Cultura ou o que é escrito pelos membros da Academia Brasileira de Letras. Bobagem.
É tão dificil aceitar que existe arte em tudo? Que arte pode ser pop? Que arte pode render milhões? Que arte pode ser feita para as massas? Por que expadir o conceito de arte é tão dificil? É claro que para aqueles que defendem (ainda hoje infelizmente) que arte é coisa para gente que "estuda" arte, é muito conveniente deixar as coisas assim, afinal isso enriquece o "conhecimento" deles sobre o assunto.
Posso estar errado, mas para mim tudo é arte, toda forma de expressão e comunicação são arte, todas as ciências tem seus artistas... arte não é uma classificação de qualidade. Arte (para mim) é criar algo que transmita, que comunique ou que revolucione algo...
Neste momento me pergunto se Axé Music, Sertanejo e afins (coisas que realmente odeio são arte.... bem eu sei que são, eu tenho o direito de não gostar delas, mas isso não a torna menos arte (como disse arte não é uma classificação de qualidade).
Em conversas informais até digo o contrário, mas aqui sozinho transformando meus pensamentos em bytes, não tenho por que mentir.
Die pseudo-itelecutais... die die!

No comments: