Friday, October 29, 2010

Sunday Bloddy Sunday – U2


Daqui a pouco é a eleição. Já deixo bem claro há muito tempo já tenho meu voto decidido, vou votar no Serra. Votei nele no primeiro turno e votarei novamente.
Mas para mim o PSDB cometeu uma erro a o escolher como candidato. Particularmente eu preferia o Aécio Neves, é possível que ele estive melhor agora, pois além dos votos de Serra teria também Minas em peso. Já que o sudeste está divido (SP e Rio) não muito bom para Serra. O sul está votando em massa no Serra, mas nesse caso eles não estão votando no Serra e sim contra o PT.
Assim acredito que agora Aécio teria mais chances, não posso afirmar que seria o mesmo no começo da campanha.
Falando mais de eleição, uma de minhas retóricas mais usadas é O VOTO É OBRIGATÓRIO E A EDUCAÇÃO NÃO.
Quando eu digo educação não me refiro a educação básica, na a faculdades ou cursos técnicos. Digo educação básica.
Uma pessoa que não sabe nem ler, não é capaz de se informar deve escolher. E no Brasil se a pessoa consegue assinar o nome é considerada alfabetizada e pode votar. Um bom exemplo é Tiririca que foi eleito com recorde de votos, que é considerado analfabeto e não consegue provar ao contrário.
Sim isso é uma vergonha, ele foi eleito pela sua popularidade, mas o pior é o fato da imensa maioria do eleitorado não ser bem educado (quando digo bem educado é que a maioria é pseudo analfabeto, ou pode e não acompanha nada que não seja futebol ou novela).
Assim temos fatos como o bolsa família e aumento do mínino gerando votos, sendo que essas coisas apenas aumentam a dívida interna, fazendo o governo ter muitos impostos e juros altos para atrair capital.
Mas o povo de forma geral nesse paizinho não percebem isso. São muito imediatistas, acreditam que merecem ganhar mas não se esforçam para conquistar. Portanto quem der maior benefícios é eleito.
E o governo que agora termina ganhou popularidade através de atos como esse.
Atos como bolsa família, a ceder a aumentos do salário mínimo e dos aposentados que ganham mais de um.
Deste modo temos um governo que aparelha o estado, que elimina as empresas reguladoras, mas ganha a simpatia do povo. Que em vez de melhorar fica feliz em depender do governo.
Deste modo temos um candidato, no caso candidata, que foi inventada do nada pelo governo e possui chances enormes de ganhar.
Também citado existem pessoas mais educadas, mas que se consideram “espertas demais” para votar. Logo aquele que pode não se informa, e novamente citando o desastre do voto obrigatório a enorme maioria dos que votam são pessoas semi educadas, ou semi informadas.
Isso ajuda a ações como o Bolsa Família ganharem.
Mas se o voto não for obrigatório acredito que a abstenção seria tamanha que poderia tornar a eleição não muito válida. Afinal morar em um país onde apenas 5% escolheram o presidente. Um pais que não sabe escolher, mas gosta de reclamar.
Realmente triste.

No comments: