Thursday, July 19, 2007

ON EVERY STREET – DIRE STRAITS

Bom hoje enquanto esperava ônibus pra voltar para casa apareceu uma pessoa, um senhor, contanto uma história triste e pedido dinheiro para colaborar com a melhora dessa tal pessoa.
Eu não colaborei, neguei até em pegar o papel pra ler. E enquanto ele falava eu pensava no assunto, mas de forma macro (bonito isso né? Pensar macro) e ignorava, acho quem ouvia, a história que ele contava.
Bom voltando ao meu pensamento macro (ahhh eu tinha que citar isso novamente) eu pensei esse cara, assim como muitos outros iguais a ele, usa a palavra caridade para pedir dinheiro, mas na verdade é uma esmola.
Mas pensei caridade e esmola não são coisas diferentes?
Segundo uma olhada que dei no dicionário CARIDADE é uma palavra que pode ser usada em atos FILANTRÓPICOS enquanto ESMOLA é o que se dá aos necessitados, GORJETA.
É claro que em um povo que mal sabe escrever o próprio nome não vai ficar olhando no dicionário. Mas é importante dizer que de forma geral caridade é algo bem organizado, bem transparente e esmola é algo nada formal, onde não se sabe qual o destino que o recurso dado vai ter.
Um outra coisa que acho que é essencial a caridade é feita de forma que se espera que quem recebe melhore, logo pode não ter retorno financeiro mas tem um retorno.
Agora a esmola é basicamente um dinheiro perdido, jogado fora e esquecido.
Em outra palavras quando se faz caridade acha que quem recebe vai melhorar de vida, agora esmola não se acha isso... na verdade nem se sabe direito o destino do dinheiro.
Realmente eu não concordo com esmola, normalmente não só não dou como ignoro até o pedido as vezes eu nem pego os papeizinhos.
Bom quero deixar que sou bem contra, não ajuda a melhorar nada. Pior até acostuma mal as pessoas criando um mercado de esmolas.
Uma e por certo ponto de vista a maior prova de que a esmola, o dinheiro por nada, faz sucesso foi a reeleição de Lula.
Nós vivemos em um país de renda concentrada. Onde 80% das pessoas, ou algo próximo, recebem um ou menos de um mínino. Ou seja 80% tem mais ou menos 5% ou 10% de toda renda do país.
Onde o Lula teve como carro chefe de sua campanha o Bolsa Família, ou como eu chamo a ESMOLA Federal (vide esmola acima, o nome se encaixa bem né?), que em vez de tentar mudar a vida das pessoas fazem elas ficarem felizes como estão. E serem pagas para serem pobres.
Com isso mesmo tendo todos aqueles que eram próximos pegos em corrupção ele foi reeleito e ainda acham que ele é inocente.
Mas então fazer caridade é o mesmo que esmola?
Esmola melhora as pessoas?

No comments: