Tuesday, May 28, 2002

Propriedade Intelectual

Como provar que uma idéia é sua?
Este é um dos grandes desafios nas entranhas do "mondo corporativo", não falo aqui de patentes, invenções ou grandes descobertas, estas já são protegidas.
Falo de idéias, pequenas idéias que revolucionam o dia-a-dia do trabalho, que na realidade são o verdadeiro motor da sobrevivência empresarial, são centenas ou milhares, que melhoram e garantem os méritos e empregos de muitas pessoas.
São estas idéias, que passam despercebidas para a história e para muitos que não vivem a rotina dos escritórios, que não possuem nenhuma proteção, e por isso são roubadas diariamente. Não existe proteção para estas idéias, muito menos para seus criadores, logo a comunicação fica deteriorada, pois se suas idéias forem divulgadas antes do momento certo você pode ser roubado.
Porém, assim como as plantas, para crescer as idéias precisam de luz e firmar muito bem suas raízes para que possam absorver do ambiente todos seus nutrientes. Logo as idéias não crescem se escondidas e podem ser roubadas se forem expostas para crescer.
Fui roubado hoje, por incrível que pareça não acho que tenha sido maldade, mas anyway a idéia não é mais de minha autoria.
O ladrão foi meu chefe (normalmente são eles), mas acredito que não tenha sido maldade pois ele ainda quer me daros créditos do desenvolvimento da mesma. De qualquer modo é muito ruim você ouvir outra pessoa dizendo "eu tive a idéia" quando você sabe que é mais um fruto mirabolante de sua cachola.
As pequenas idéias precisam ser protegidas, ou não teremos mais pequenas revoluções em nossa rotina.

No comments: